segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cestas Básicas nas Escolas de Idiomas

Meu último comentário sobre pagamento de Cestas Básicas aos professores terminou com a promessa de que eu explicaria a falcatrua mais comum cometida pelas escolas de idiomas e informática, mas antes de tudo preciso fazer uma correção: quem trabalha menos de 20 horas semanais deve receber cesta básica de R$71,00 enquanto quem trabalha mais de 20h ganhará cesta de R$76,00. Sorte minha que meus amigos corrigem meus pequenos deslizes. Obrigada Margarete!
Voltando ao assunto: A escola em que trabalhava fazia isso todos os meses (funcionária demitiu-se por medo de inquérito policial). O truque é simples. O Sindicato dos Cursos Livres prega que todo funcionário deve receber uma cesta básica de no mínimo R$71,00, mas não fiscaliza... As escolas podem escolher o pagamento via cartão cesta básica a ser retirada nos supermercados (muito justo), ou entregue mensalmente aos funcionários na própria escola.
Aí começa o truque. A escola em que trabalhava por exemplo, contratava uma empresa conhecida pelos atos ilícitos desta natureza. Eles ofereciam cestas no valor real de R$ 45, porém com NF superfaturada no valor de R$71. A escola pagava a diferença de ICMS e outros “encargos” devidos e ambos saíam ganhando. Calculem R$71 – R$45 – R$6 = $ 20 de lucro. A empresa lucrava R$10 e a escola os outros R$10. Isso sem contar que os produtos da cesta retirada na escola continham mais pedras no arroz, feijão e sal que o alicerce da minha casa! O molho de tomate era água, o óleo fedia (acreditem!), o espaguete empelotava independente de quem ou como fosse preparado e o pacote de bolacha era tão ruim que jamais encontrei um mercadinho que fosse vendendo aquilo!
Na mesma época trabalhei para três escolas. Duas delas (Ens.Fundamental e Médio) ao menos tinham produtos de qualidade, mas essa escola de idiomas punha qualidade abaixo de qualquer coisa. Certa vez estávamos jantando e a dona apareceu lá, ordenando que a secretária retornasse mais cedo para atender clientes e eu aproveitei para oferecer nosso jantar. Ela ficou toda interessada até eu comentar que havíamos feito com a cesta básica que ela nos oferecia. O sorriso e ela sumiram da cozinha.
Boa e honesta semana a todos!
PS.! Por falar em honestidade... o Walmart de Americana tentou cobrar R$59,80 de um pacote de 5 gramas de pimenta calabreza dia 31/12/11. O erro foi notado por outros clientes e nada foi feito, pode? Fiquem atentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário