domingo, 17 de julho de 2011

What should I learn?

Esta semana um de meus alunos comentou que num dos sites recomendados por mim, havia a informação de que um estudante de inglês não deveria jamais ler livros ou assistir a videos com linguagem culta e ater-se apenas à video-aulas que tratem de situações do cotidiano nas ruas.
Se esta informação for real e não estiver fora de contexto, eu discordo por várias razões:
1) O que pode não ser cotidiano para um, pode ser para tantos outros.
2) A grande maioria dos Brasileiros estuda inglês por melhores chances profissionais. Key-word: Inglês Culto.
3) Um executivo não será contratado por entender facilmente como chegar a uma estação de ônibus ou pedir uma cerveja, e sim por sua habilidade em expressar-se com clareza em reuniões internacionais, defender o ponto de vista da empresa sem gerar ambiguidade usando uma linguagem culta, sem necessariamente ser técnica.
4) Gírias não são bem aceitas por grandes corporações, em especial por seus presidentes e diretores. As únicas expressões aceitas são aquelas pertinentes às áreas nas quais trabalhem.
5) Eu aprendi inglês no Brasil e não tive dificuldade para comunicar-me com as pessoas nas ruas da Inglaterra, Irlanda ou Estados Unidos. Somente quando usavam uma palavra ou expressão desconhecida é que precisava usar um pouquinho mais de lógica para inseri-la no contexto. Peace of cake.
6) Acredito que os “turistas” que procuram escolas de inglês fora do Brasil enfrentem o mesmo problema: possuem um nível muito baixo de inglês pois podem ter cursado uma escola de idiomas por tempo insuficiente; terem sido alunos omissos ou com problemas de aprendizado; ou infelizmente cursado escolas ruins. Isso não é motivo para desabonar as tantas e boas escolas e profissionais no mercado. Pesquise antes de escolher a sua escola. Verifique o material que possuem, exijam professores diplomados (ter morado fora não significa saber ensinar), desconfiem de escolas que não permitem fazer aula teste gratuita, conversem com quem estuda lá e se possivel peça a um aluno para fazer um teste de nivel ou Placement Test (há 2 disponíveis no meu site) para checar se o nível em que ele se encontra é condizente com o nível que atingiu no teste.
7) Entendo também que o site, criador de diversas video-aulas somente com situações cotidianas queira vender o seu peixe, mas lembrem-se que brasileiros trabalhando ou estudando no exterior, salvos os casos de ilegalidade, tiveram seu conhecimento de inglês culto como único requisito para estarem lá.
Vocês verão centenas de dicas e opiniões diferentes jurando que seus métodos são os melhores. Meu lema é: Aprenda com todos e não acredite em nenhum.
Somente sua experiência pessoal, vocação, carreira profissional serão capazes de determinar qual ou quais seriam os melhores métodos para você dominar essa nova língua.
Have a week full of good surprises

Nenhum comentário:

Postar um comentário