segunda-feira, 4 de abril de 2011

Surpresa de Fim de Semana

Ontem encontrei uma velha conhecida que trabalhava comigo noutra escola de idiomas e para minha surpresa, soube que a referida escola tem induzido certos funcionários a visitarem meu website e ligarem fingindo interesse nos cursos para copiar o que fazemos e descobrir como temos crescido tão rapidamente somente com indicações de alunos.
Acho que fiquei mais feliz do que incomodada. Afinal se precisam disso, é porque eu e Steve temos um serviço bem bacana e honesto. E já que a questão é compartilhar, deixo aqui algumas idéias que fariam das escolas lugares melhores, sem “obrigarem” os alunos a preencher listas com 10 nomes de amigos que ainda não estudam inglês. Porque se querem copiar, devem copiar corretamente.
1) Tratem seus funcionários com respeito. Todo funcionário têm direito a CTPS assinada seja ele mensalista ou horista. Ah! Jamais force-os a trabalhar gratuitamente sob pena de perderem o emprego se houver recusa.
2) Ao registrarem um funcionário (obrigatório apesar da maioria não o fazer), paguem corretamente. Não subtraiam horas trabalhadas para pagá-las como DSR (Descanso Semanal Remunerado 1/6) que é direito dos horistas e calculado após somarem as horas trabalhadas. Nunca subtraídas das mesmas.
3) Funcionário tem direito a receber até 2 (dois) jogos de uniformes gratuitamente. Fazê-los pagar pelo uniforme que são obrigados a vestir é ilegal.
4) Pagar X por hora trabalhada, porém obrigar professor a redigir documentos narrando minuto a minuto o que fará (Plano de aula e material), forçá-lo a criar novos jogos, atividades e exercícios toda semana, além de corrigir todas as provas e livros de exercícios é desumano pois acrescenta cerca de 1 hora de trabalho forçado e gratuito por cada hora paga (quando paga corretamente). A escola em que trabalhei anteriormente não pagava sequer 5% por serviços executados em casa (hora atividade).
5) Obrigar professores a corrigir/criar livro-texto da escola gratuitamente sem que tenham seus nomes acrescentados ao material como corretores é no mínimo injusto. Sem contar que quem cria (mesmo que parcialmente) deveria receber percentual por livros vendidos.
6)Se sua escola troca de professores a cada 3 ou 6 meses. Algo está muito errado e posso dizer que 90% se deve à escola, principalmente quando a maioria dos funcionarios processa a escola ou sai brigado da mesma.
7) Banco de Horas é um por um. Eu fui forçada a trabalhar 2 horas para pagar cada hora que tinha nesse Banco. E o Banco de Horas era Ilegal já que a escola tinha um registro diferente da atividade que exerce.
Assim que puder, vou colocar uma tabela a disposição para que cada professor possa verificar se está sendo pago corretamente e assim tomar suas providências.
Good week for everyone

Vania

Nenhum comentário:

Postar um comentário