terça-feira, 29 de março de 2011

Imposto maior para compras no exterior

Hoje cedo, através do brilhante jornalista Alexandre Garcia, soube que pagaremos mais de 6% de Imposto sobre produtos comprados no exterior através de cartões de crédito.
Em 2010 os brasileiros gastaram mais de U$16 bilhões no exterior contra míseros U$6 bilhões  gastos por extrangeiros no Brasil.
De quem é a culpa?
Diria que 40% cento é do governo que impõe impostos tão absurdamente altos nos produtos e alimentos brasileiros que torna­-se mais fácil comprar no exterior onde impostos são menores e a qualidade maior.
30% da culpa eu passaria aos próprios comerciantes que preferem lucrar muito com a venda de um produto a ter um ganho menor, porém sobre muitos produtos. Sem contar a falta de treinamento dos empregados e falta de investimento em bens e maquinário para nos equipararmos ao padrão internacional.
30% aos próprios brasileiros que emporcalham as ruas jogando objetos pela janela de seus carros; cometem infrações graves e perigosas no trânsito, poluem o ar com suas possantes e indigestas músicas “proibidas” e que aliás, são proibidas por terem linguagem tão vulgar que a própria mãe do pseudo-cantor deveria lhe dar um corretivo.
Um turista civilizado prefere sair do Brasil a ter que conviver com esta calamidade. Ele prefere ter 20 dias de paz no exterior, mesmo pagando mais caro, a ter que enfrentar a desordem, a violência e a falta de regras ou aplicação das mesmas no Brasil.
Sim, o Brasil tem praias belíssimas. Mas o povo brasileiro, com a sujeira visual, auditiva e monetária estraga até isso.
Quando é que o brasileiro e o governo deste país vão entender que estão atirando no próprio pé?

Nenhum comentário:

Postar um comentário