domingo, 30 de setembro de 2012

Desafios que nunca findam

Estou aqui, assistindo ao filme "Missão Impossível - Protocolo Fantasma" pela segunda vez, já que na primeira tentativa eu peguei no sono e acordei no final do filme que passou em seguida...

Bem, mas por que estou falando nisso? Por que para mim, Missão Impossível (ou quase) é ser honesto num país onde a maioria tenta tirar proveito de algo ou alguém. E se você pensou que isso vale para outros e não para você mesmo, pense melhor:

Já levou caneta, lápis, borracha, bloquinho de anotação, clipes, material de limpeza, ou qualquer outra coisa do seu trabalho sem pedir ao chefe e pensou: "Eles tem mais, nem vão perceber mesmo".

Ou já se viu pagando todas as taxas requeridas pelo governo e no final do mês quase sucumbiu em meio aos descontos nos salários ou dividendos da empresa? O governo nos rouba descaradamente e nada podemos fazer. Precisam tirar de nós 3 vezes mais que o necessário para continuar desviando dinheiro, colocando-o nas cuecas, bíblias, fundos de mala e outros locais inusitados.

E a mania do Brasileiro de achar que nada de mal lhe acontecerá, evitando assumir responsabilidades por sua vida e de outros que o rodeiam?

Essa semana tivemos nossa vistoria anual da Medicina do Trabalho e após checagem de todos os espaços de aula e condições de trabalho dos funcionários da escola, fui cumprimentada pelo técnico com uma frase que me fez bastante feliz. Ele disse que se um dia estivesse a procura de emprego, certamente gostaria de trabalhar conosco porque demonstro muito respeito pelos funcionários e alunos.

Ao que me parece, há escolas muitos maiores na cidade que não oferecem segurança e condições adequadas de trabalho e estudo. A famosa mania de importar-se apenas com o dinheiro e não com o ser vivo.

Em 2006 trabalhei para uma escola de línguas dentro de uma escola pública que suprimia TODOS os direitos trabalhistas dos professores contratados. Essa escola já teve cerca de 400 alunos de inglês num semestre. Ano passado descobri que uma outra escola de idiomas com o dobro dos alunos que possuo, cobra o dobro do valor que cobro e milagrosamente paga 1/3 de Imposto sobre NF que eu pago. Alguém explica essa mágica senão por prática ilegal?

Aliás tem uma escola que criou um registro falso no sindicato de Processamento de Dados dizendo ser  criador/programador de sistemas para escolas de idiomas. Tudo falso! Jamais criaram nada. Compraram software de idiomas nos Estados Unidos, utilizam com seus alunos no Laboratório e seguem um sindicato diferente para pagar apenas 1% de Imposto Único. Quando trabalhei com eles, me vi forçada a ir à Campinas, próximo à Orozimbo Maia, pedir cancelamento de cobrança daquele Sindicato pois não pertencia ao mesmo. O Sindicato, por outro lado, sabe que a empresa não está registrada corretamente, mas nada faz para não perder esse associado.

Problemas a parte... Meu desafio dia após dia é achar os poucos honestos que restam e continuar a ensinar aos meus alunos que ser honesto não é motivo de vergonha e sim de orgulho.

Qual é o seu desafio?

Um comentário:

  1. Vânia, também me sinto honrado em fazer parte dos alunos que estudam na Managed English. Posso presenciar diariamente a qualidade e o esforço de todos da escola em não apenas ensinar, mas em se certificar que o aluno realmente aprendeu. Tenho certeza que é a melhor e mais comprometida escola de idiomas que já conheci. Edil Siqueira

    ResponderExcluir