domingo, 9 de setembro de 2012

Bola pra frente!

Já vi depressão e sei o quanto ela pode ser destrutiva, sei também que muitos mentem (lie) e fingem (pretend) ter essa "doença" apenas para conseguir vantagem de amigos, familiares, chefes, etc.

Conheço uma garota que fingiu por anos ser depressiva para continuar afastada pelo INSS e receber salário do governo ao mesmo tempo em que trabalhava como professora de inglês numa enorme escola pública em Americana, que por sinal também agia e ainda age ilegalmente ao contratar inúmeros professores sem registro ou direitos trabalhistas para seus cursos extra-curriculares.

Infelizmente alguns médicos, preguiçosos ou incompetentes insistem em classificar qualquer episódio de tristeza como depressão, quando sabemos que não é bem assim.

Mas hoje eu decidi falar de casos reais.

Tive um aluno que confiou e permitiu ao sócio contratar um conhecido para trabalhar em sua empresa. Esse conhecido acidentou-se e após melhorar, acionou a justiça e processou a empresa. O sócio desapareceu, meu aluno sofreu sério acidente automobilístico que comprometeu sua coluna, devido ao nervoso e excesso de remédios desenvolveu úlcera e agora entrou em depressão porque a única coisa que possuía, sua casa, deverá ser vendida para pagar esse ex-funcionário, amigo do ex-sócio fugitivo. Ele foi traído pelo sócio, abandonado e obrigado a assumir e pagar sozinho pelo erro da contratação ilegal, já pensou em suicídio algumas vezes, mas tem sido corajoso e enfrentado tudo. Tenho certeza que pelo caráter dele, ele logo estará de pé novamente.

Semana passada outro aluno contou-me que sua esposa, primeira namorada, o traiu após 6 anos de casamento e acabou com a relação de cumplicidade e companheirismo que existia. Eles se separaram, meu aluno sofreu muito, mas resolveu enfrentar tudo de frente transferindo-se para São Paulo a trabalho e estudos.

E essa manhã, para minha grata surpresa, vi uma aluna que há meses estava em profundo estado de depressão por motivos profissionais (sem pedir afastamento), caminhando no Jardim Botânico. Fiquei observando até ver um sorriso bonito no rosto dela. Nem quis cumprimentá-la para que ela continuasse curtindo aquele momento bom. Ela está reagindo e isso é ótimo!

Eu quero terminar o artigo hoje dando esperança a quem esteja sofrendo desse mal chamado depressão, e dizer como fico feliz e orgulhosa de ver pessoas com garra lutando bravamente contra essas adversidades e ainda tirando ensinamentos desses episódios.

Have a good week and trust in God.

Nenhum comentário:

Postar um comentário