domingo, 3 de junho de 2012

A melhor escola para você!

Alguns alunos me perguntaram recentemente sobre a propaganda na TV sobre o comparativo de uma escola tradicional/presencial e uma escola online (virtual).
Eu gosto dos dois tipos por isso posso dizer que existem prós e contras em AMBAS.

Prós da Escola Presencial:

1- Em contato direto com o aluno o professor transmite mais segurança aos iniciantes.
2- A aula presencial oferece mais integração com professor e alunos. Esse "calor" humano é muito importante para o Brasileiro e o vínculo formado pode ajudá-lo em situações futuras. Por exemplo: continuo em contato com ex-alunos e inclusive os ajudo na procura por emprego. Conhece alguma escola virtual que tenha lhe oferecido isso se parou de pagar a mensalidade? Login expirou? Acabou!
3- A minha escola, por exemplo, possibilita ao aluno flexibilidade de horário e reagendamento gratuito, além de acompanhamento individual.
4- A aula presencial inclui jogos, discussão de temas diversos que podem surgir no último segundo.
Aulas externas em bares, restaurantes, cinema, lojas, visita à empresas, telefonemas, exercícios ao ar livre, etc.
5- Festas que integram alunos e possibilitam troca de experiências.
6- Utilização de materiais didáticos de metodologias distintas e recentes para alcançar alunos com percepções diferentes. A minha escola criou seu próprio material, avaliou e atestou o desempenho superior em mais de 100 alunos, tem aprovação de nativos e ainda assim, dinamizamos seu conteúdo toda a semana.
7- Empréstimo de filmes, livros e videos com explicações gramaticais.
8- Laboratório de Línguas para aperfeiçoamento de audição, pronúncia e velocidade nas respostas, com acompanhamento e orientação presencial para que o aluno alcance o melhor de si.
9- Professores Brasileiros experientes e em constante treinamento ensinando inglês podem reconhecer e resolver problemas que somente os Brasileiros enfrentam ao aprender uma nova língua.
10- Muitas escolas (como a minha) mantém websites recheados de exercícios onde os alunos podem expandir seu conhecimento e ter retorno na hora sobre seus erros e acertos.
11- Capacidade de continuar frequentando aula enquanto negocia pagamento em atraso.
12- Se sua escola tiver luzes de emergência e geradores de energia (como a minha), o aluno poderá continuar em aula mesmo que a energia acabe.
13- Algumas escolas (como a minha) têm professores nativos em seu corpo docente.
14- Turmas com número nunca superior a 6 alunos são o ideal.
14- Ter um professor que fale a sua língua pode ajudá-lo a expor os problemas que enfrenta e achar soluções rápidas e efetivas.
15- O custo do aluno gira em torno de mensalidade (2h/sem), material e transporte para a escola. Em minha escola isso custaria em torno de R$2080 ao ano.

Contras da Escola Presencial:

1- A maioria das escolas têm professores sem formação alguma.
2- Escolas oferecem salários irrisórios, por isso tem troca constante de professores devido a desmotivação.
3- Escolas mantém professores ilegais (sem registro em CTPS) e portanto sem direitos trabalhistas.
4- Muitos professores (diria instrutores) não têm vocação ou treinamento para lecionar.
5- Alguns professores/instrutores têm pronúncia lastimável e passam esse grave problema aos alunos.
6- Tempo de locomoção entre casa e escola.

Prós da Escola Online:

1- Oferecem professores nativos e geralmente com certa experiência em lecionar.
2- Algumas escolas lhe permitem estudar a qualquer hora do dia ou noite, sem horário específico.
3- O aluno aprenderá a pronúncia correta das palavras desde que o professor se interesse em corrigir os erros que ouve. (infelizmente muitos acreditam que aluno deve ouvir e imitar, desconhecendo as dificuldades de adaptação das cordas vocais ou sua falta de sensibilidade auditiva)

Contras da Escola Online:

1- Professores nativos ensinam alunos de todas as origens e geralmente desconhecem as dificuldades gramaticais e linguísticas específicas dos brasileiros.
2- O material virtual foi desenvolvido pensando em lecionar ao aluno de qualquer origem. Seu formato é fechado e não admite interferência do aluno.
3- Os professores vão transmitir ao aluno somente o que o site contém. Caso precise de algo extra, o aluno precisará detectar por contra própria a sua dificuldade, buscar ajuda sozinho e muitas vezes pagar caro por isso.
4- Aluno fica impossibilitado de participar da aula se não houver energia elétrica.
5- Aluno fica impossibilitado de participar da aula se houver problema em seu computador.
6- Aluno fica impossibilitado de participar da aula se não pagar um provedor de banda larga com boa velocidade de acesso.
7- Aluno tem seu login imediatamente bloqueado se atrasar a mensalidade. Sua liberação somente ocorrerá após pagamento da mesma.
8- Alunos com dificuldade de gerenciar tempo, tendem a abandonar esse método de curso porque não existe cobrança específica.
9- A aula virtual é mais difícil para o aluno de nível básico que tenha dificuldades específicas porque ele não conseguirá explicar o que gostaria de saber. A barreira da língua pode desestimulá-lo.
10- A maior parte do tempo o aluno passará fazendo exercícios pré-programados de muito boa qualidade, mas que poderiam ser obtidos gratuitamente na internet (se buscar de forma correta).
11- A aula de conversação geralmente acontece com grandes turmas de até 20 alunos. Muitos nunca conseguem falar e apenas ouvem os mais desinibidos ou experientes.
12- O custo do aluno gira em torno de mensalidade (2h/sem), dicionário, manutenção do computador, pagamento da energia e mensalidade de banda larga. Supondo que seu pai se incumba de pagar a energia e a manutenção do pc, ainda assim o aluno dispenderia de R$2900 ao ano.


Qual a melhor opção? Seu bolso e sua capacidade de adaptação à certa metodologia falarão por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário