domingo, 21 de outubro de 2012

DESRESPEITO à leis

Hoje eu gostaria de falar sobre um problema cultural GRAVE que acomete 80% dos brasileiros.
O TOTAL DESRESPEITO à leis de trânsito. O brasileiro é mesmo desprovido de cérebro; finge não o ter (sem-vergonha); ou acha que tem poderes de Super-Homem para, não somente escapar ileso, como também não ferir ninguém?
Eu fico LOUCA quando advirto um ZÉ-Mané no trânsito, na sala de aula ou casa de amigos e esse acéfalo vem com a resposta “Não dá nada não!” ou pior “Eu me garanto”.
Garante o quê? Que quando seu veículo a 85km/h (numa via de 50km/h) chocar-se contra um carro a 50km/h, você vai ter força suficiente para segurar seu corpo e dos passageiros na mesma posição? Nem o homem mais forte do mundo seria capaz de tal proeza!
Por que esse “Mané” que muitas vezes nem consegue um emprego descente ou vive às custas do “Papai” acha que na direção ele é o tal? Como alguém pode ser tão ingênuo?
Essa semana eu dirigia pela Av. Bandeirantes e notei uma moto em sentido contrário ultrapassando todos os carros e de repente outro motoqueiro que vinha atrás de mim resolveu fazer o mesmo. Se um já estava errado (depois sempre alega não ter culpa ou dinheiro para pagar os danos) e colocando a própria vida e bens de terceiros em risco, imaginem dois ao mesmo tempo e em direções opostas! Um cara num caminhão gritou, um dos motoqueiros diminuiu o ritmo e o segundo quase plantou a cara no retrovisor de uma Van. Sabe o que aconteceria?
Teríamos dois imbecis no chão, atrapalhando o trânsito, traumatizando os transeuntes e gerando despesas desnecessárias ao governo e município. Para quê? Para descobrir o óbvio, que ele foi feito de carne e osso como qualquer mortal e que vai se machucar se fizer burrada?
Hoje um outro imbecil numa caminhonete preta de cabine dupla ultrapassou um corsa cinza feito um louco “assim” que o sinal abriu. Custava ele sair em velocidade normal e seguir o carro da frente que tinha a preferência? Para que tanta pressa? Uma ameba daquelas teria algo tão urgente a fazer às 9h35 de um domingo? Acredito que não. Como também acredito que não assumiria ou pagaria os prejuízos caso houvesse causado um acidente ou ferido alguém.
Tem uma música que retrata muito bem o que acontece com os envolvidos num acidente. Gostaria que assistissem e refletissem. Se entenderem o recado, passem a incentivar seus amigos a respeitar as leis.
Respeite a vida. Se não a sua, ao menos a dos outros.
Have a very good and safe week.

Um comentário:

  1. Vãnia, durante toda minha vida, sempre admirei e admiro as pessoas que sabem dirigir corretamante. Infelizmente elas são a exceção e não a regra. Como a letra da música diz: How could this happen to me? Como pôde acontecer isso comigo?
    ... muitas vezes as pessoas se dão conta disso muito tarde. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir