segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Você lê somente o título de um anúncio que te interessa?

Publiquei por 2 meses um anúncio no O Liberal (incentivada pelo Sebrae) fazendo uma chamada impactante para aqueles que procuram emprego entenderem quantas chances perderão se não falarem um segundo idioma: inglês.
O anúncio era: CONTRATAMOS PROFISSIONAIS COM INGLÊS FLUENTE. Não se encaixou no perfil? Então venha estudar conosco!
Você, se tivesse a sensatez de ler as 3 frases, ainda assim ligaria para pedir a vaga de professor?
Antes de publicar, mostrei esse anúncio aos alunos de minha escola e amigos. Apenas um, que admitiu não ter lido o anúncio, respondeu que pediria a vaga. Todos os outros riram e disseram que somente um “imbecil” ligaria pedindo emprego.
Pois bem, caros amigos e alunos, parece-me que tivemos uma média de 4 “despreparados” por semana pedindo o emprego e inclusive um, esta manhã que me atacou verbalmente, dizendo que EU não sabia escrever um anúncio!
O infeliz não consegue sequer admitir que não entendeu um contexto simples com 3 frases curtas e quer que o contrate? Como poderia contratar essa “caricatura de professor” para lecionar aos meus alunos se ele peca no mais básico dos requisitos de um professor: saber ler e interpretar um texto.
O anúncio teve apoio de dois profissionais de marketing e de duas entidades de Assessoria a empresas em Americana e Piracicaba. Em testes foi lido e entendido por quase 100 conhecidos com nível educacional regular, bom ou ótimo. Apenas um falhou e admitiu não ter lido tudo.
No jornal, porém, a decepção foi grande. Não sei se no desespero de “chegar primeiro ou total despreparo e até falta de capacidade para entender que não tem preparo”, o número de ligações pedindo a vaga de professor (mudaram até o cargo do anúncio) foi infelizmente alto.
Meus Deus como falta leitura para esse povo! No jornal, O Liberal, fui informada que infelizmente as pessoas têm lido e conseguido interpretar cada vez menos. Ultimamente precisam conectar anúncios escritos com figuras para que haja alguma forma de compreensão! Triste! Faz-me lembrar do humorístico “Sai de Baixo” cujo personagem Caco Antibes perguntava à esposa Magda (linda e burra): “Entendeu ou precisa que eu desenhe?”
E antes que digam que estou ofendendo com as palavras acima, lembrem-se das aulas de Português nas quais marcávamos com aspas as citações de outros, exatamente como foram ditas no original. Isso significa que estou apenas mencionando o que já foi dito e repetido por anos em rede nacional de TV.
Espero que todos tenham uma semana produtiva e que LEIAM e INTERPRETEM textos para que não sejam tão facilmente manipulados por políticos, advogados e empresas má intencionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário